quarta-feira, 13 de maio de 2015

Proteja sua privacidade na Internet

A sua privacidade na Internet depende de sua habilidade para controlar tanto a quantidade de informações pessoais que você fornece como quem tem acesso a essas informações. Para ler sobre como suas informações chegam à Internet e como elas são usadas, vejaSuas informações na Internet: o que você precisa saber .
Siga os conselhos práticos abaixo para ajudar a aumentar sua privacidade online.

Pense antes de compartilhar informações pessoais

Primeiramente, leia a política de privacidade do site
As políticas de privacidade devem explicar claramente quais dados sobre você o site reúne, como eles são usados, compartilhados e protegidos e como você pode editar ou excluir esses dados (Por exemplo, olhe no final desta página e de cada página em Microsoft.com). Nenhuma declaração de privacidade? Leve seu negócio para outro lugar.
Não revele mais do que o necessário
·         Não publique nada online que você não gostaria que se tornasse público.
·         Minimize detalhes que o identifiquem ou que identifiquem sua localização.
·         Mantenha em segredo números de conta, nomes de usuário e senhas.
·         Só compartilhe seu endereço principal de e-mail ou nome em sistemas de mensagem instantânea (IM) com pessoas que você conhece ou com organizações de boa reputação. Evite colocar seu nome ou endereço em diretórios da Internet e sites de empregos.
·         Insira somente as informações necessárias – geralmente marcadas com asterisco (*)— no formulário de registro e outros.
Escolha o grau de privacidade desejado para seu perfil ou blog
Modifique as configurações ou opções do Internet Explorer ou de sites para gerenciar quem pode ver o seu perfil ou suas fotos online, como as pessoas podem procurar você, quem pode fazer comentários sobre o que você postar e como bloquear o acesso indesejado de outras pessoas.

Monitore o que outras pessoas postam

·         Procure seu nome na Internet usando no mínimo dois mecanismos de busca. Pesquise imagens e textos. Se você encontrar informações confidenciais suas em um site, procure informações de contato no site e envie uma solicitação para que suas informações sejam removidas.
·         Verifique regularmente o que outros escrevem a seu respeito em blogs e sites de redes sociais. Peça aos amigos que não postem fotos suas ou de sua família sem sua permissão. Caso se sinta desconfortável com informações ou fotos publicadas nos sites de outras pessoas, peça para que sejam removidas.

Proteja suas informações

Proteja seu computador
É possível reduzir significativamente o risco de roubo de identidade online com estes quatro passos para proteger seu computador:
1. Use um firewall de Internet . 
Observação: O Windows 7, Windows Vista e Windows XP com SP2 e SP3 já vêm com um firewall integrado e ativado automaticamente.
2. Visite Microsoft Update para verificar suas configurações e saber se há atualizações. 
Observação: O Microsoft Update também atualizará seus programas do Microsoft Office.
3. Assine um software antivírus e mantenha-o atualizado. O Microsoft Security Essentials é um download gratuito do Windows 7, Windows Vista e Windows XP. Para mais informações, consulte Ajude a proteger seu computador com o Microsoft Security Essentials . Ou vá diretamente à página de download .
Criar senhas seguras
Senhas altamente seguras contêm pelo menos 14 caracteres e consistem em uma combinação de letras (incluindo maiúsculas e minúsculas), números e símbolos. Elas são fáceis de você lembrar e difíceis para outras pessoas adivinharem.
1. Não compartilhe suas senhas com amigos.
2. Evite usar a mesma senha em todos os lugares. Se ela for roubada, todas as informações que a senha protege estarão em risco.
Apenas faça operações confidenciais no seu computador doméstico.
Evite pagar contas, fazer operações bancárias e compras online em um computador público ou em qualquer dispositivo (como laptop ou celular) conectado a uma rede pública sem fio.
Dica Dica O Internet Explorer pode ajudar a apagar seus rastros em um computador público, não deixando vestígios de atividades específicas.

Proteja-se contra fraude

Identifique os sinais de golpes
Desconfie de negócios que pareçam bons demais para ser verdade, anúncios falsos de emprego, avisos de que você ganhou na loteriaou solicitações para ajudar um estranho distante a transferir fundos. Outras pistas incluem mensagens urgentes (“Sua conta será fechada!”) , erros de grafia e erros de gramática.
Identifique os sinais de golpes
Pense antes de:
1. Visitar um site ou ligar para um número em uma mensagem suspeita por e-mail ou telefone — pode ser uma fraude. Em vez disso, use seus próprios favoritos ou indicadores.
2. Clicar em links para videoclipes e jogos ou abrir arquivos de fotos, música ou outros arquivos – mesmo que você conheça o remetente. Confirme com o remetente antes.
Procure sinais de que a página é segura
Antes de inserir dados sigilosos, procure evidências que indiquem que:
1. O site usa criptografia, uma medida de segurança que embaralha os dados enquanto eles atravessam a Internet. Bons indicadores de que um site é criptografado incluem endereço Web com https (“s” indica seguro) e um cadeado fechado ao seu lado (O cadeado também deve estar no canto inferior direito da janela).


2. Você está no site correto—por exemplo, no site do seu banco, e não em um site falso. Caso utilize o Internet Explorer, um sinal de legitimidade é uma barra de endereços verde, como a ilustrada acima.

http://www.microsoft.com/pt-br/security/online-privacy/prevent.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário